Você está aqui: Página Inicial / Extras

EXTRAS

Em março de 1982, o assassinato de um jovem procurador da República chocou a sociedade. O crime, que ainda causa indignação, foi organizado para tentar abafar um escândalo de corrupção. Em 2022, 40 anos após perder a vida em busca da verdade, Pedro Jorge ainda inspira e orgulha a instituição pela qual lutou.

Os depoimentos utilizados para a realização do documentário “Pedro Jorge – uma vida pela justiça” foram recuperados e organizados para acesso do público interessado. As gravações, com valor histórico e social, foram realizadas em 2016 e 2017 para o documentário - lançado em 2017 -, e não foram totalmente aproveitadas no filme devido a questões de roteiro e técnicas.

Ao se registrar a atuação dos que fazem a história do Ministério Público Federal, a biografia de Pedro Jorge ganha destaque pela participação corajosa, que ajudou a forjar o modo contemporâneo de exercer a função pública.

Por isso, a equipe técnica responsável pelo documentário resolveu disponibilizar esse conteúdo no ano em que se completam 40 anos da morte do procurador. As entrevistas foram apresentadas ao público durante os seminários Vida por Justiça: 40 anos sem Pedro Jorge.

Acesse as íntegras dos vídeos abaixo (EM BREVE):

Aristides Junqueira - Subprocurador-geral da República aposentado; atuou no processo contra os acusados do homicídio de Pedro Jorge; foi procurador-geral da República de 1989 a 1995

Dom Fernando Saburido - Arcebispo de Olinda e Recife

Heloísa de Melo e Silva - Mãe de Pedro Jorge, falecida em 2016

Geraldo Brindeiro - Ex-procurador geral da República, responsável pela reabertura do caso do assassinato do procurador da República Pedro Jorge, nos anos 90, resultando na prisão do mandante do crime

Gilberto Marques - Advogado criminalista, foi assistente de acusação no processo contra os assassinos de Pedro Jorge

Irmão Irineu Marinho - Colega de seminário e amigo pessoal de Pedro Jorge

José Robalinho Cavalcanti - Procurador regional da República e presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República em 2017 (ANPR), época da realização do documentário

Letícia Lins - Jornalista, atuou na cobertura do Escândalo da Mandioca e do assassinato de Pedro Jorge como repórter do Jornal do Brasil

Maria das Graças Viegas - Esposa de Pedro Jorge

Marisa Viegas - Filha de Pedro Jorge

Roberta Viegas - Filha de Pedro Jorge

Rodrigo Janot - Procurador-geral da República em 2017, época da realização do documentário

Memória

Por iniciativa do então procurador-chefe da PRR5 Luciano Mariz Maia, o espaço Memória e Ação foi criado em maio de 2008 e contou com um esforço conjunto entre a Assessoria de Comunicação, a Biblioteca e o setor de Informática para organização do material.

Ali está reunida a memória de Pedro Jorge, permitindo à sociedade o acesso ao processo e às notícias do período da sua morte, além de charges, fotografias e demais veiculações da época.

Todo o material reunido alimentou o documentário e está relacionado às investigações do crime que não calou a justiça. O material pode ser encontrado no endereço http://www.mpf.mp.br/regiao5/atuacao/memoria-e-acao.

PROCESSO E MATERIAL NA IMPRENSA:
http://www.mpf.mp.br/regiao5/atuacao/memoria-e-acao/escandalo-da-mandioca/imprensa

MEMÓRIA E AÇÃO:
http://www.mpf.mp.br/regiao5/atuacao/memoria-e-acao