Você está aqui: Página Inicial / 40 anos

40 ANOS

Em 2022, passados 40 anos do assassinato do procurador Pedro Jorge, a Procuradoria Regional da República da 5ª Região, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, promoveu um conjunto de atividades denominado Vida por Justiça: 40 anos sem Pedro Jorge.

Entre os dias 21 e 23 de março, seminários online e uma exibição especial do documentário “Pedro Jorge: uma vida pela justiça” convidaram toda a sociedade a refletir sobre o legado de Pedro Jorge para o Ministério Público Federal e a construção da democracia brasileira. Os eventos gratuitos e abertos ao público foram uma oportunidade, ainda, para discutir direitos humanos e combate à corrupção, além de contextualizarem a atuação do MPF diante de um dos maiores casos de desvio de recursos públicos do país da década de 1980: o Escândalo da Mandioca.

Participaram como palestrantes dos seminários virtuais Aristides Junqueira, ex-procurador-geral da República que atuou no processo contra os assassinos de Pedro Jorge; Roberta Viegas, filha de Pedro Jorge; professor Manoel Moraes, da Cátedra de Direitos Humanos Unesco/Unicap Dom Hélder Câmara; Letícia Lins, jornalista que cobriu o Escândalo da Mandioca e o assassinato de Pedro Jorge; Frei Marcelo Barros, monge beneditino que foi colega de seminário de Pedro Jorge; Tiago Misael Martins, procurador da República e secretário adjunto da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea) da Procuradoria Geral da República; e José Durval de Lemos Lins Filho, professor de Direito da Unicap e membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Acesse aqui o conteúdo completo do primeiro dia do seminário

Acesse aqui o conteúdo completo do segundo dia do seminário

Acesse aqui o conteúdo completo do terceiro dia do seminário

Já o documentário “Pedro Jorge: uma vida pela justiça” foi novamente apresentado ao público, no dia 21, no cinema do Teatro do Parque, no Recife, em sessão aberta e gratuita.

Acesse o vídeo do evento.

Confira aqui fotos do evento.

Acesse aqui matéria do programa Interesse Público, da TV Justiça, sobre o evento

Outras iniciativas

Também no Recife, foi inaugurado, no dia 28 de março, um monumento em homenagem a Pedro Jorge. A iniciativa foi da Procuradoria da República em Pernambuco e da Associação Nacional dos Procuradores da República. A obra ficará exposta permanentemente na praça Elinaldo Nem, em frente à sede da PRPE, na Avenida Agamenon Magalhães, 1800, no bairro do Espinheiro.

Confira aqui fotos do evento.